Filmes e Séries à Vontade
Animais Sem Lar - 1ª Temporada
(Videográfica Filmes )
Não há inadequações
2021 | Brasil | 5 episódios
Nacional
Documentário
Animais Sem Lar é uma homenagem ao trabalho das protetoras e protetores com o objetivo de contribuir para alertar a população sobre o grave problema dos animais abandonados e dos maus tratos, bem como promover a empatia com os animais não humanos, através da exposição deste grave problema social e de saúde pública que são os mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil. A série busca entender as origens do abandono e apontar soluções para resolver o problema, através da opinião e dos depoimentos de especialistas no assunto.
Estrelando:
Não Disponível
Direção:
André Bushatsky
Assine agora
Verifique a Classificação Indicativa
.
Humanos e Animais (22 min)
Humanos e Animais aborda as origens dessa relação única entre humanos, cães e gatos, fala do amor dos humanos pelos animais e dos problemas criados por essa relação, principalmente sobre o grave problema do abandono de animais tentando entender suas causas e consequências. Tem também a historia da Patrícia, mãe do Arthur, que tem Síndrome de Dow e da relação do Arthur e da família a partir da chegada do Davi, um cão de abrigo que foi adotado pela família.
Abandono (21 min)
Abandono aprofunda a análise sobre o que leva um humano a abandonar um animal, quais as consequências para os animais e para a saúde pública, fala das mudanças no manejo dos animais abandonados resgatados pela Prefeitura de São Paulo ao longo das últimas décadas, da superlotação dos abrigos e da importância da posse responsável, do que é preciso se ter em mente para adotar um animal e das mudanças na legislação. Alessandro Desco, protetor especializado em Pitbulls fala de sua trajetória resgatando esses animais e sobre como é especificamente difícil para um Pitbull sobreviver nas ruas ao ser abandonado.
Adoção (23 min)
Adoção mostra o lado bom da relação entre humanos e animais, mas também alerta os candidatos a tutores sobre as responsabilidades de se ter um animal, que, as vezes, chega a viver por até 15 anos, e quais os requisitos para se adotar um animal sem lar. Neste episódio, contamos duas histórias de adoção, uma delas onde os cães têm necessidades especiais, revelando até onde pode chegar a dedicação de um tutor quando seu animal fica velho, doente, ou tem alguma necessidade especial. Abordamos também a dificuldade que é a "vivência pet friendly” e como, de fato, a sociedade ainda não está preparada para incluir os Pets em sua rotina.
Maus Tratos (24 min)
Maus-tratos não mostra cenas de animais sendo maltratados, mas, sim, faz uma reflexão através da linha do tempo da evolução da mobilização da sociedade com a causa animal. A partir de casos de grande repercussão nacional, como o caso do Instituto Royal em 2013, do caso Dalva, do caso Manchinha em 2018, da rinha de Pitbulls em 2019 e do caso Pitbull Sansão em 2020, nossos entrevistados comentam como esses eventos, que mobilizaram a sociedade, culminaram na aprovação da lei que prevê prisão de 2 a 5 anos para quem maltrata cães e gatos. Além disso, este episódio alerta a sociedade sobre a Teoria do Elo, formulada a partir de um longo estudo da polícia federal americana, que provou de forma incontestável a relação entre maus-tratos aos animais e assassinatos em série e outros tipos de crimes atribuídos a criminosos que usam os animais como uma "escada" para evolução de seus crimes, numa reflexão preventiva, revelando que quem maltrata animais, invariavelmente, já maltratou, abusou, cometeu ou vai cometer algum crime contra humanos vulneráveis.
Proteção (22 min)
Proteção fala do drama da protetora independente Jane Santos, que é o drama de muitas outras protetoras, em sua maioria mulheres, que passam pelas dificuldades de ver sua vida virada de cabeça para baixo ao se envolver com resgatar e cuidar de animais abandonados, mostra também a vida de uma família multiespécie e faz um compilado de respostas dos nossos entrevistados sobre o que é preciso para acabar com o problema dos animais abandonados no Brasil.